"Um mundo melhor começa na nossa casa."

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Os portugueses gastam menos dinheiro

Os portugueses andam a gastar menos dinheiro, na totalidade são menos 900 milhões de euros gastos !!!!!  É muito dinheiro....
Esta é uma das noticias de hoje no telejornal, e eu sinto-me incluída até aos cabelos nesta estatística, sou um destes portugueses.
Antes de ir ás compras ao super mercado ou á praça faço uma lista de compras dos artigos mesmo necessários a comprar, raramente me desvio da lista, a não ser que ao passar por algum produto este me lembre que o esqueci de o pôr na lista.
Quanto aos artigos de vestir e calçar só compro mesmo quando necessário, já lá vai o tempo em que via um artigo, gostava e comprava, o mesmo com os  artigos para a casa.
Presentemente já nada funciona assim, olha-se e questiona-se se realmente á mesmo necessidade de o comprar, pesam-se os prós e os contras, tudo tem de ser pensado, este provavelmente é o único lado positivo da crise, fazer-nos reflectir quanto ao consumo exagerado e desnecessário em que estávamos embrenhados e na maioria das vezes inconscientemente, entulhávamos as casas com coisa, que muitas vezes nem sequer eram ou iriam ser utilizadas, nos roupeiros já nem para uma agulha havia espaço!!!
Muito honestamente, sou mais feliz agora e menos sttressada,valorizo mais o que tenho e uso muito mais vezes, assim se tiver que deixar o artigo seja qual for tanto para a casa ou pessoal, já não tenho tanta pena pois teve o uso necessário para a missão que foi escolhido.
Penso que uma boa parte dos portugueses também mudou a sua politica de consumo, e aí está a razão de haver menos gastos e menos levantamentos no multibanco.
E vocês também moderaram o vosso consumo?

Obrigado pela Visita :)

Obrigado pela Visita :)