"Um mundo melhor começa na nossa casa."

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Os portugueses gastam menos dinheiro

Os portugueses andam a gastar menos dinheiro, na totalidade são menos 900 milhões de euros gastos !!!!!  É muito dinheiro....
Esta é uma das noticias de hoje no telejornal, e eu sinto-me incluída até aos cabelos nesta estatística, sou um destes portugueses.
Antes de ir ás compras ao super mercado ou á praça faço uma lista de compras dos artigos mesmo necessários a comprar, raramente me desvio da lista, a não ser que ao passar por algum produto este me lembre que o esqueci de o pôr na lista.
Quanto aos artigos de vestir e calçar só compro mesmo quando necessário, já lá vai o tempo em que via um artigo, gostava e comprava, o mesmo com os  artigos para a casa.
Presentemente já nada funciona assim, olha-se e questiona-se se realmente á mesmo necessidade de o comprar, pesam-se os prós e os contras, tudo tem de ser pensado, este provavelmente é o único lado positivo da crise, fazer-nos reflectir quanto ao consumo exagerado e desnecessário em que estávamos embrenhados e na maioria das vezes inconscientemente, entulhávamos as casas com coisa, que muitas vezes nem sequer eram ou iriam ser utilizadas, nos roupeiros já nem para uma agulha havia espaço!!!
Muito honestamente, sou mais feliz agora e menos sttressada,valorizo mais o que tenho e uso muito mais vezes, assim se tiver que deixar o artigo seja qual for tanto para a casa ou pessoal, já não tenho tanta pena pois teve o uso necessário para a missão que foi escolhido.
Penso que uma boa parte dos portugueses também mudou a sua politica de consumo, e aí está a razão de haver menos gastos e menos levantamentos no multibanco.
E vocês também moderaram o vosso consumo?

5 comentários:

  1. Olha lá por casa também começamos a fazer como tu referes! Há que ter contenção e pensar várias vezes antes de comprar por impulso!também evoluí no sentido de que sinto que não preciso de ter a casa atafulhada de coisas que não servem para nada para sermos felizes, pelo contrário, há que destralhar!Bjs

    ResponderEliminar
  2. Aqui por casa também se nota bem a diferença, apenas se compra o indispensável, e é tudo muito bem pensado! :)

    A parte positiva é que cada vez tenho de destralhar menos, e há muito tempo que não me acontece olhar para algo e pensar que não foi uma boa compra!

    A diferença notória foi na roupa da E., antes quando via algo a que achava piada e comprava, agora tenho comprado apenas o indispensável, e noto que dou volta à roupa dela num instante comparado ao verão passado, por exemplo. Mas nem é mau de todo: continua a não lhe faltar nada, e quando algo já não serve (cresce num instante) já não fico com pena nem nunca mais se ouviu um "mas só usou 2 ou 3 vezes, e já não lhe serve!"

    Jinhos!*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Queridas Amigas deste nosso mundo virtual, fico muito feliz por saber que não estou sózinha nesta Troika, mas que afinal nem é tão mau assim, tirando a parte mometária claro!!!!!!!!!! isso nem se discute, mas a parte mais material, digam lá que não somos mais felizes assim, com menos stress, com menos trabalho, mais organização e espaço nas nossas casinhas, quando chega a hora de destrabalhar é um instante e não há aquele sentimento de culpa, que era horrivel e deixava-me tão mal, agora, agora é tudo mais simples, estou a portarme muito bem e espero continuar assim por muito tempo!!!!
      Para vocês muitos beijinhos e boa sorte nesta caminhada troicana :)

      Eliminar

Obrigado pelo comentário.
Beijinhos,
Bilocas :)

Obrigado pela Visita :)

Obrigado pela Visita :)