"Um mundo melhor começa na nossa casa."

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Limpeza Verde, Detergente Bilológico

Esta semana passou a correr, e o fim de semana já está á porta, mais uma vez á que organizar a semana que se vai seguir, orientar as refeições , as compras, as limpezas e é neste âmbito que estou aqui para dar continuidade á publicação anterior, onde falei muito superficialmente sobre organização.
Nesta quero falar sobre produtos de limpeza naturais que servem para limpar a casa toda  de forma económica e muito eficaz, assim não prejudicamos a nossa saúde em especial a pele,  não inalamos produtos tóxicos , poupamos o meio ambiente e a nossa carteira também agradece!
Para quem tem crianças é o detergente mais adequado pois este  não é  tóxico. (Substitui a tampa de detergente multiusos por gotas de limão, mas atenção se o detergente levar as gotas de limão não o guardes porque vai - se estragar. A substituição do detergente multiusos por gotas de limão, aconselho a quem tem crianças)
Tenho encontrado na inter net várias receitas de detergentes multiusos de produtos naturais, mas a que me convenceu é a que uso actualmente onde também decidi alterar um ou outro pormenor.
(imagem tirada da net)
Com este detergente biológico limpa eficazmente toda a casa,  e os vidros, aqui fica a receita:

Detergente Biológico

100ml de vinagre ou um pouquinho mais
400ml de água
1 tampinha de detergente do chão (marca branca, além de ajudar a limpar, o objectivo deste detergente é cortar o cheiro do vinagre)
Algumas gotas de detergente da louça ( ajuda a desengordurar melhor)

Junta todos os ingredientes num borrifador e mistura - os com cuidado para não fazer espuma.
Num borrifador porquê?
Porque ao usar este ou outro tipo de detergente no borrifador está a poupar detergente a cada aplicação, experimenta e verás!
Quanto ao borrifador este pode ser reutilizado de outros detergentes que entretanto já acabaram, o meu da cozinha por exemplo é da pré - lavagem de roupa da marca Mimi - preço (borrifador verde), com paciência tirei o rótulo da embalagem e ficou impecável, pronto a ser utilizado!
Como costumo limpar ?
Na casa de banho por exemplo depois de aspirar o chão, borrifo todas as louças e a banheira, os azulejos do duche, e as paredes perto das sanitas, deixo a actuar (este detergente faz o mesmo efeito que o Viakal ou melhor ainda!!!), depois ponho um pouquinho de creme de limpeza (marca branca) nas louças e com um esfregão verde lavo as respectivas louças. 
Para passar as louças tenho em balde com água onde ponho um pouquinho de detergente multiusos e umas gotas de lexivia, com a ajuda de um pano vou passando as louças, poderia passar com a água a correr mas assim estava a desperdiçar muita água e dinheiro !!!
A excepção da banheira e das paredes do duche, estas são passados com água corrente.
Voltando á agua do balde, esta não se gastou e ainda vai servir para lavar o chão das casas de banho.
 Como vêm, a nossa casinha pode ficar muito bem limpinha e cheirosinha com uma limpeza muito poupadinha :)
Numa outra oportunidade posso deixar algumas receitas caseiras de outros detergentes como por exemplo para lavar vidros.
E vocês com que produtos fazem as vossas limpezas?  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Beijinhos,
Bilocas :)

Obrigado pela Visita :)

Obrigado pela Visita :)