"Um mundo melhor começa na nossa casa."

sexta-feira, 13 de abril de 2012

EXCELENTE PALESTRA DO DOUTOR NUNO LOBO ANTUNES

Valeu a pena ter assistido á palestra apresentada pelo Doutor Lobo Antunes, não pensem as pessoas que ao irem assistir a uma apresentação deste género que vão encontrar fórmulas para poderem aplicar aos problemas que têm em casa e pensar que de um momento para o outro fica tudo resolvido, nem pensar!
(imagem tirada da net)
Felizes os pais que têm filhos sem problemas, especialmente o tipo de problemas explorado ao longo de toda a palestra.
Foram apresentados casos que foram vividos pela pessoa do Doutor Lobo Antunes não foram ouvidos, lidos ou relatados mas sim vividos na presença do mesmo, sem dúvida que é muito enriquecedor para quem teve a oportunidade de poder assistir como eu, se algum dia tiverem esta oportunidade não a desperdicem tentem tudo por tudo para a agarrarem.
Para quem trabalha com crianças, faz toda a lógica determinado tipo de comportamentos nas crianças com perturbações no comportamento e deficie de atenção, muitas vezes são julgadas e castigadas injustamente vindo a sofrer com isso num futuro muito próximo ou vir a reflectir-se mais a longo prazo numa forma muito negativa para a criança ou jovem.
Comportamentos que são mal compreendidos provocam sentimentos frustrantes como uma auto-estima muito fraca, levando assim a um desinteresse pela sua pessoa chegando a pensar que não valem nada, que não não vale a pena esforçar-se por que é um fracasso. É muito sofredor para estas crianças e jovens terem plena noção de não terem controlo de si próprios e de saberem o quanto são desafiadores e desgastantes para os outros.
Para nós profissionais de Educação é nos mostrado um leque de informação que também nos vai ajudar a melhorar o nosso profissionalismo e a nossa maneira pessoal de actuar nas diversas situações .que se vão apresentando no nosso dia a dia.
É muito fácil julgar e dizer que resolvíamos o problema com duas palmadas. Quantos  já presenciámos uma cena de birra no super mercado e pensámos para nós "resolvia a questão rapidamente com duas palmadas" , pois é, mas só quem passa pela situação de ter um filho com o problema de hiper- actividade é que sabe, é frustratante sentir os olhares injustos e mal interpretados dos que estão á sua volta, já pensou na vergonha que aquele pai ou mãe está a sentir naquele momento quando todos os olhares estão fixados neles, porque as pessoas julgam o comportamento do seu filho sem entenderem que antes disso a própria crianças está em sofrimento e os próprios pais sofrem com ela e quando mostram sentimentos de amor e carinho com a criança para a acalmar ainda são mal interpretados e julgados por não saberem educar, quando estes só querem mostrar o quanto o amam apesar de ser uma criança diferente, já pensou nisto ?
Agora que já sabe , muitas birras que vamos vendo ao longo do nosso percurso de vida não são birras de má criação, são birras que fazem sofrer dois corações: os dos pais que têm um filho diferente e só o querem amar á sua maneira .      

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Beijinhos,
Bilocas :)

Obrigado pela Visita :)

Obrigado pela Visita :)